Hoje a prática existe no mundo inteiro e é crescente sua procura, principalmente diante da sua eficácia, rapidez e busca do equilíbrio bio-psíquico dos pacientes.
A Acupuntura, técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa é, ao mesmo tempo, um dos mais antigos sistemas de cura e manutenção da saúde e tem tudo e será o método mais utilizado no futuro no Brasil e no mundo. Para o leigo tal afirmativa pode parecer leviana. Mas não é. Baseada em pontos e meridianos que percorrem o corpo inteiro que, desde que estimulados adequadamente por profissionais com conhecimento prévio e profundo, a Acupuntura é muito eficiente na cura dos pacientes sem qualquer tipo de efeito colateral ou técnica invasiva. Isso sem contar que a Acupuntura pode ser associada a qualquer outro tipo de tratamento médico, seja ele homeopático, alopático, fitoterápico etc., ampliando sobremaneira seus efeitos.
Embora tenha sido introduzida no Brasil no final do século passado por imigrantes orientais, a prática existe há cerca de 5 mil anos – mais que o dobro da idade da Bíblia, diga-se, e inicialmente ficou restrita àqueles estrangeiros. A Acupuntura somente foi aplicada para o uso geral no início da década de 50, quando o professor Frederico Spaeth, fisioterapeuta e massoterapeuta, a introduziu oficialmente no país.
Além disso, Spaeth iniciou o ensino irrestrito aos profissionais de saúde ao ministrar o primeiro Curso de Formação em Acupuntura em 1958. Em 1961 os doutores Ermelino Pugliesi e Ary Telles Cordeiro, juntamente com o professor Spaeth fundaram o Instituto Brasileiro de Acupuntura – IBRA, a primeira clínica institucional de Acupuntura no país que, com a participação posterior do Dr. Evaldo Martins Leite, Aguinaldo Sampaio de Almeida Prado e Ruy Cesar Cordeiro, constituiu-se o núcleo da primeira diretoria da Associação Brasileira de Acupuntura – ABA.
Em 1972, a Acupuntura vive grande impulso em nível mundial, quando o então presidente norte americano Richard Nixon e uma grande comitiva norte-americana estiveram na China para realizar uma sólida política de aproximação diplomática e comercial entre os dois países. Hoje a prática existe no mundo inteiro e é crescente sua procura, principalmente diante da sua eficácia, rapidez e busca do equilíbrio bio-psíquico dos pacientes.
Nesse sentido, a ABA foi criada. Especialmente para ministrar cursos de formação em Acupuntura e incentivar, participar e organizar Simpósios, Seminários e Congressos Internacionais e Nacionais. Em fevereiro de 2007, com a tradição de ministrar cursos de formação profissional há mais de 30 anos, a ABA inicia uma nova turma. Aberto para médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, dentistas e demais profissionais da área da saúde.