Missão

Objetivos e finalidades

Foi constituída com a finalidade de “estudar, divulgar e promover os ensinamentos teóricos e práticos da Acupuntura, através de pesquisas, cursos, conferências, congressos, publicações”, bem como “promover o intercâmbio no País e no exterior com instituições similares”, e também para “colaborar com os órgãos governamentais com subsídios para aperfeiçoar a regulamentação e a fiscalização do ensino e prática da Acupuntura” (vide Estatuto da ABA, capítulo 2º, parágrafos I, II e III).

Na realidade, a ABA dava continuidade, em 1972 – data de seus Estatutos –, ao trabalho idêntico que estava sendo realizado pela sua antecessora, a Sociedade Brasileira de Acupuntura e Medicina Oriental, fundada após o 1º Curso de Formação em Acupuntura para profissionais da área da saúde ministrado pelo Professor Frederico Spaeth, em 1958.

De fato, foi o Professor Spaeth, no início da década de 50 do século passado, o introdutor da Acupuntura no Brasil, uma vez que o emprego da Acupuntura, trazida pelos imigrantes japoneses no começo daquele século, era restrita às colônias orientais. Ele foi o seu grande divulgador, em uma época em que a descrença sobre a Acupuntura chegava a ponto de, freqüentemente, ser confundida como charlatanismo.

A partir da sua criação, a ABA, melhor estruturada que sua antecessora, dinamizou seus objetivos, organizando e ministrando os primeiros cursos sistematizados de ensino da Acupuntura para profissionais da área da saúde, além de organizar simpósios, seminários e congressos.

A Associação Brasileira de Acupuntura também contribuiu com o Ministério do Trabalho na organização do Índice Nacional de Profissões, na definição da grade curricular e na carga horária da Comissão Interministerial de Planejamento (CIPLAN) para a utilização da Acupuntura no Serviço Público. A entidade também atuou diretamente na elaboração do substitutivo do Senador Walmir Campelo no Projeto de Lei da Câmara dos Deputados de nº 67/97, que trata da regulamentação do ensino e da prática da Acupuntura no Brasil. Este Projeto encontra-se tramitando no Senado Federal, já tendo sido aprovado na Comissão de Assuntos Sociais por ampla margem de votos.

Representar o Brasil em Congressos Internacionais de Acupuntura tem sido outro importante objetivo da ABA, mediante a apresentação de trabalhos diversos, muitos deles em áreas pioneiras. O prestigio internacional da ABA chegou a ponto de a entidade ser escolhida, na pessoa de seu então presidente, Frederico Spaeth, para a direção da Sociedade Internacional de Acupuntura, com sede em Paris.

Atualmente os cursos de formação em Acupuntura, ministrados desde 1972, são destinados aos profissionais de nível superior da área da saúde – médicos, dentistas, fisioterapeutas, veterinários, psicólogos, biomédicos, enfermeiros etc.

Maiores informações

Associação Brasileira de Acupuntura – ABA
Rua Guarará, 242 – Jd. Paulista
CEP 01425-000 – São Paulo – SP
(11) 3887-0009
Fax: (11) 3884-9465